Uiraçu reaparece no Paraná após mais de 60 anos
- Projeto Harpia Brasil
- 16 de ago.
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de ago.
Após mais de meio século sem registros, o uiraçu (Morphnus guianensis), a espécie “irmã” da harpia, voltou a ser registrado no Parque Nacional do Iguaçu, Paraná!
Em 15 de julho de 2025, câmeras de monitoramento remoto (cameras trap) do Projeto Onças do Iguaçu, registraram esse momento histórico: a ave estava no chão da floresta, possivelmente se alimentando. Em 25 de dezembro de 2022, também no Parque Nacional do Iguaçu, outro adulto foi fotografado pousado há 12 metros de altura na floresta segurando um gambá (Didelphis aurita). Este registro está publicado em detalhes na revista Cotinga.
O uiraçu é a segunda maior águia do Brasil, podendo ultrapassar 1,4 metros de envergadura. Raro e discreto, ocorre nas florestas das Américas e é considerado um verdadeiro tesouro da biodiversidade. No Paraná, estava oficialmente listado como criticamente em perigo e considerado extinto desde 1964, até estes reencontros recentes.
O novo registro é um excelente indicativo da conservação das florestas da região e reforça a importância de manter vivas as conexões entre as florestas do Brasil e da Argentina, garantindo um futuro para essas aves magníficas.
Cada aparição como essa mostra que a conservação funciona.
Comentários