Esse é o Jailson, que se tornou observador de aves, graças à sua aproximação com o Projeto Harpia. Além de membro do Projeto Harpia, hoje é um experiente guia de observação de aves em Porto Seguro-BA.

Foto: Marcelino Dias

Apoio ao Turismo

Turismo Sustentável de Observação da Natureza

A partir da parceria entre comunidades envolvidas na preservação do gavião-real é possível desenvolver atividades de turismo sustentável, que valorizem a visita aos sítios de nidificação desta espécie. Assim como o turismo de observação de aves, que vem crescendo muito nos últimos anos. Essas visitas, sempre acompanhadas de especialistas do projeto, poderão fortalecer o turismo sustentável como alternativa econômica para as comunidades, pois podem proporcionar:

  • Divulgação a nível regional e nacional, para que a sociedade valorize o patrimônio natural, ampliando os valores de manutenção de áreas nativas.

  • Estabelecimento de um programa participativo das comunidades na proteção das árvores dos ninhos e vigia dos filhotes, com motivação de voluntários atuando como propagadores da importância do programa.

  • Inserção de idéias que levem a mudança nos hábitos de caça de espécies ameaçadas, com base no conteúdo do material das palestras trazidas para vários setores da comunidade.

  • Estímulo e apoio à criação de Unidades de Conservação que poderão receber visitantes e atuar com ecoturismo.

  • Melhoria da qualidade de vida da comunidade através de práticas de desenvolvimento sustentável e sensibilização ambiental.

  • Estímulo a práticas agroecológicas, como sistemas agroflorestais que além de preservarem a paisagem, melhorem a renda e a alimentação da família, constituem atrativo turístico.

  • Conservação do patrimônio histórico e arqueológico quando estes estiverem presentes na comunidade.

  • Identificação de pontos de visita e trilhas ecológico-culturais, incluindo ninhos de gavião-real para que os próprios comunitários e os turistas possam conhecer melhor os recursos naturais.

Você também pode ajudar!

Foto: Leonardo Merçon