top of page
Buscar
  • gsbonfa

O enigmático uiraçu-falso

Atualizado: 11 de jul. de 2020

O uiraçu-falso ou gavião-real-falso (Morphnus guianensis) é uma poderosa e rara águia florestal. Podendo chegar a medir 89cm de comprimento, não pensamos o quão difícil é registrar essa espécie, que se assemelha tanto ao gavião-real.

Uiraçu-falso, registrado em Vitória do Xingu, Pará. Foto: Victor Castro

UM TANTO DIVERSIFICADO! O uiraçu pode ser encontrado em diversos morfos. Mas oque é isso?

São variações de plumagem, e isso é muito comum em rapinantes. Podem se apresentar somente na fase juvenil, nos casos de mimetismo do gavião-gato (Leptodon cayanensis), ou ficam pela vida toda, nos casos de variações na melanina (pigmento negro).


Variações nas plumagens do uiraçu-falso. Fotos: Victor Castro

ENIGMÁTICO E UM TANTO TÍMIDO! É uma águia que pode medir de 71 a 89 cm de comprimento, e pesar de 1275 g (macho) e 1750 a 1948 g (fêmea).

Mesmo com esse tamanho, é uma espécie difícil de ser observada em campo. Ele fica oculto em um poleiro para procurar suas presas e quase não se escuta a sua vocalização.


Indivíduo melânico encontrado em Vitória do Xingu, Pará. Foto: Victor Castro

MAS SERÁ QUE ELE É DIFÍCIL DE SER VISTO SÓ POR CAUSA DOS HÁBITOS? Infelizmente não.

As populações de uiraçu sofrem grande impacto com a perda e a destruição de seu habitat. Podemos citar a pressão da caça de suas presas e o avanço humano próximo as regiões de ninhos na Amazônia e principalmente nos últimos remanescentes de Mata Atlântica no sudeste do Brasil, como um fator preocupante.

Filhotão de uiraçu-falso registrado em Paranaíta, Mato Grosso. Foto: Victor Castro

Referências: - GOMES, F.B.R. & T.N. SANAIOTTI (2015). A review of the distribution of the Crested Eagle, Morphnus guianensis (Daudin, 1800) (Accipitridae: Harpiinae), including range extensions. Revista Brasileira de Ornitologia 23(1): 36-63.

- MENQ, W. (2019) Uiraçu (Morphnus guianensis) - Aves de Rapina Brasil. Disponível em: < http://www.avesderapinabrasil.com/morphnus_guianensis.htm > Acesso em: 15 de Junho de 2019.

- SICK, H. (2001) Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira: Rio de Janeiro.



2.113 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
bottom of page